Lei de Acesso à Informação
Busca

HOSPITAIS

Lista com os telefones dos hospitais da UFRJ  



Conheça a relação de Hospitais Universitários da UFRJ:

Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)
Hospital-Escola São Francisco de Assis - HESFA
Instituto de Ginecologia
Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC)
Instituto de Psiquiatria (IPUB)
Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG)
Instituto de Doenças do Tórax (IDT)
Maternidade-Escola



Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF) - Voltar

O Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ) foi inaugurado em março de 1978 e integra a estrutura da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Trata-se de um Hospital de referência no tratamento de diversas doenças, que dispõe de uma variedade de equipamentos com tecnologia avançada, o que permite oferecer à população o tratamento de doenças complexas. O HUCFF promove ainda ações em saúde voltadas para a pesquisa científica, o ensino qualificado e a prestação de serviços à população.

O HUCFF está ligado ao Sistema Único de Saúde, através da Rede SUS. O sistema é dividido em diversos níveis, que vão desde os serviços mais simples aos de maior complexidade. Ele leva ainda em conta o município de residência dos pacientes para indicação dos hospitais de atendimento. Deste modo, o HUCFF atende, preferencialmente, os pacientes residentes na cidade do Rio de Janeiro, embora, dependendo da situação, poderão também ser atendidos no Hospital pacientes de outros municípios e até de outros estados.

É importante ressaltar que por ser uma unidade terciária, o HUCFF não tem emergência aberta desde 1992, quando passou a ser denominada Serviço de Intercorrências Clínico-Cirúrgicas (SICC), estando restrita ao atendimento de paciente em tratamento no hospital.

Mais detalhes na página: http://www.hucff.ufrj.br


Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF)
Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255,
Cidade Universitária, Campus do Fundão.
Cep: 21-941-913

Carta de Serviço ao Cidadão



Hospital-Escola São Francisco de Assis - HESFA - Voltar

A história do HESFA se confunde com um período importante da história do Brasil.
Sua construção data de 1876 quando, na presença da Princesa Isabel, foi colocada a pedra fundamental para a futura hospedaria de mendigos, objetivo para o qual o prédio foi construído.

Em 1896, a hospedaria de mendigos passou a se chamar Asilo São Francisco de Assis. Em 1922, contando com o apoio da Fundação Rockfeller/EUA, o prédio foi adaptado e o Asilo recebeu o nome de Hospital Escola São Francisco de Assis.

Atualmente o HESFA desenvolve a maior parte de suas atividades assistenciais no nível de atenção primária e secundária em saúde. Trabalha com equipe multidisciplinar, se integrando no âmbito municipal na rede do Sistema Único de Saúde.
O HESFA, dando continuidade aos propósitos para os quais foi criado, segue proporcionando assistência diferenciada e individualizada à sua clientela.
Inserido na Área Programática 1.0(AP.1), tem seu atendimento exclusivamente voltado para o Sistema Único de Saúde.

Mais detalhes na página: http://www.hesfa.ufrj.br/

Hospital-Escola São Francisco de Assis (HESFA)
Av. Presidente Vargas, 2863 , Cidade Nova.
Cep: 20210-030.
Carta de Serviço ao Cidadão



Instituto de Ginecologia - Voltar

O Instituto de Ginecologia (IG) é uma das unidades de assistência, ensino e pesquisa em saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Participa do SUS, logo, tem o dever de assegurar: o acesso universal aos serviços, a integralidade da assistência, a autonomia das pessoas, a igualdade na assistência à saúde, o direito à informação e a participação da comunidade, conforme as legislações em saúde.

Nasceu com a missão de promover a saúde e o bem-estar das mulheres, enfrentando os grandes problemas da saúde pública, na área de saúde da mulher. Para isso, moldou-se ao longo de sua história como centro de formação de recursos humanos em saúde altamente qualificado, detentor de vasto conhecimento da realidade epidemiológica, por sua expertise em média complexidade no SUS.

Tem como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e consolidação do SUS, que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira e para a redução das desigualdades sociais, tendo a defesa do direito à saúde, da cidadania ampla, da valorização da vida e da dignidade humana como valores centrais.

Enquanto serviço universitário público de atenção à saúde da mulher, suas prioridades e projetos orientam-se pelo seguinte princípio constitucional: “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, obedecendo ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão” (Art. 207, Constituição Federal Brasileira).

O IG/UFRJ localiza-se no centro do município do Rio de Janeiro, próximo à Central do Brasil, no prédio do conhecido Hospital Moncorvo Filho, Região Administrativa II (RA II), inserido na Área de Planejamento de Saúde 1.0 (AP 1.0), conforme definição do SUS. O município do Rio de Janeiro é dividido em áreas programáticas, regiões de saúde, que visam facilitar a gestão local, conforme demonstra o mapa a seguir.

Mais detalhes na página: www.ginecologia.ufrj.br

Instituto de Ginecologia
Rua Moncorvo Filho, 90. Centro.
CEP: 20.211-340

Carta de Serviço ao Cidadão



Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC) - Voltar

O Instituto de Neurologia Deolindo Couto foi inaugurado em 16/12/1946, conforme regimento aprovado pelo Conselho Universitário da UFRJ. Recebeu essa denominação em homenagem a seu primeiro Diretor e Fundador Deolindo Augusto de Nunes Couto uma figura muito importante na sua construção. O Instituto de Neurologia Deolindo Couto é uma instituição hospitalar universitária pública que compõe o conjunto do Complexo Hospitalar de Assistência à Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro, vinculado ao Ministério da Educação do Governo Federal do Brasil. O Instituto de Neurologia Deolindo Couto situa-se no campus da Praia Vermelha, na Avenida Venceslau Brás 95, CEP 22290-140, Botafogo, no Município do Rio de Janeiro.

O INDC, esta inserido na Área de Planejamento 2.1 (CAP 2.1) do Município do Rio de Janeiro, região de grande densidade populacional com concentração de pessoas com diversas faixas de renda e Unidades Públicas de atenção básica, média e alta complexidades, bem como de Unidades Sociais de caráter geral.

O INDC é a única Unidade especializada em Neurologia do Estado, é referência municipal no atendimento assistencial em suas Unidades de Pacientes Externos e de Internação na Especialidade de Neurologia e em modalidades específicas neurocirúrgicas, prestando assistência exclusivamente a pacientes do SUS.

Esta Unidade foi uma das pioneiras em procedimentos Neurocirúrgicos, como a Neurocirurgia Funcional, e em estabelecer Programas de Residência Médica em Neurologia e em Neurocirurgia. Durante vários anos foi pioneira e a responsável pela manutenção dos Cursos de Mestrado e Doutorado em Neurologia da UFRJ que, com a criação do Curso de Pós-Graduação em Medicina da UFRJ pela Faculdade de Medicina, passou a fazer parte daquela estrutura. O Instituto de Neurologia Deolindo Couto é campo de treinamento para alunos de Graduação da UFRJ nas áreas de Medicina, Fonoaudilogia, Fisioterapia, Serviço Social e Psicologia.

Mantém atividades assistenciais através de consultas ambulatoriais e internações hospitalares. A Unidade conta ainda com atendimento a pacientes nas Áreas de Fisioterapia, Fonoaudilogia, Enfermagem, Neuropsicologia, Serviço Social, Nutrição e Farmácia. Em convênio celebrado com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), os serviços de Neurocirurgia do Instituto de Neurologia Deolindo Couto e do HUCFF se unificaram com uma chefia única, sendo definido que o Instituto de Neurologia Deolindo Couto passaria a se responsabilizar pelos Procedimentos Neurocirúrgicos de Plexos e de Nervos Periféricos, nas dependências do INDC.

Mais detalhes na página: http://www.indc.ufrj.br/

Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC)
Av. Venceslau Brás, 95
Botafogo - Campus da Praia Vermelha.
Carta de Serviço ao Cidadão



Instituto de Psiquiatria (IPUB)
- Voltar

Em 03 de agosto de 1938, através do Decreto-Lei 591 o Instituto de Psicopatologia e Assistência à Psicopatas foi incorporado a Universidade do Brasil, em obediência ao artigo 5º da Lei Nº 452 de 05 de junho de 1937, ratificado pelo artigo 2º do Decreto-lei 8.393 de 17 de Dezembro de 1945, passou a constituir o que é hoje o Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde sua criação até os dias de hoje, como herdeiro do antigo hospício e dos grandes momentos e avanços vividos pela psiquiatria brasileira, o Instituto de Psiquiatria da UFRJ, tem marcado sua atuação como uma unidade de referência em assistência, pesquisa, ensino de pós-graduação e especialização e como centro gerador de estudos multidisciplinares.

Localizado na área de Planejamento Municipal - a Área Programática 2.1- Zona Sul do Rio de Janeiro, o Instituto de Psiquiatria oferece atenção ambulatorial para Idoso, adulto, criança e adolescente e de internação especializada, conforme o acordo de Programação Pactuada Integrada Intermunicipal firmada pelas instâncias gestoras respectivas, considerando o contexto de necessidades macro-regionais, bem como na execução de procedimento de alta complexidade neste caso, na modalidade de Serviços Residenciais Terapêuticos.

Em regime de internação o Instituto de Psiquiatria dispõe hoje de 191 leitos psiquiátricos, divididos em 101 leitos para internação e 90 leitos cadastrados na modalidade Hospital Dia. Os leitos destinados para internação, dividem-se em duas enfermarias, masculina com 45 leitos e feminina com 56 leitos, nossos pacientes são acomodados em quartos, em média compostos por 4 ou 5 leitos.

O IPUB promove ainda ações em saúde voltadas para a pesquisa científica, o ensino qualificado e a prestação de serviços à população. É importante notar que o IPUB não tem emergência aberta. Quando for o caso, esses atendimentos serão prestados no Serviço da rede SUS e encaminhado posteriormente ao nosso hospital.

Mais detalhes na página: http://www.ipub.ufrj.br/

Instituto de Psiquiatria (IPUB)
Av. Venceslau Brás, 71, fundos
Botafogo - Campus da Praia Vermelha.
Cep: 22290-140.
Carta de Serviço ao Cidadão



Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG)
- Voltar

A serviço da vida, da promoção da saúde e da dignidade humana

O IPPMG/UFRJ é uma instituição de ensino, pesquisa, assistência e extensão em saúde, vinculada ao Ministério da Educação, tendo como objetivos produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados, também, para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde que contribuam para a melhoria da saúde e da qualidade de vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde, da dignidade humana e da cidadania ampla como valores centrais.

Criada em 1953 essa instituição nasceu com a missão de promover a saúde e o bem estar da criança e do adolescente, contribuindo para a formação de pessoal qualificado na área de saúde, com vistas a combater e tratar os grandes problemas da saúde pública.

O IPPMG/UFRJ abriga atividades que incluem o desenvolvimento de pesquisas; a prestação de serviços hospitalares e ambulatoriais de referência em saúde; o ensino e a formação de recursos humanos; a informação e a comunicação em saúde, ciência e tecnologia; o controle da qualidade de produtos e serviços; a implementação de programas sociais e parcerias técnicas.

Mais detalhes na página: http://www.ippmg.ufrj.br/

Rua Bruno Lobo, 50.
Cidade Universitária, Campus do Fundão.
Cep: 21.941-912
Carta de Serviço ao Cidadão



Instituto de Doenças do Tórax (IDT)
- Voltar
O IDT/UFRJ foi inaugurado em 1957 e integra a estrutura da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Trata-se de um Instituto de referência no diagnóstico e tratamento das doenças pulmonares. O IDT/UFRJ promove, também, atividades de pesquisa, ensino e extensão nas áreas de Pneumologia, Tisiologia e Cirurgia Torácica.

Hoje o Instituto atua em parceria com o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), utilizando áreas do Hospital para a prestação de seus serviços.

O IDT/UFRJ faz parte do Sistema Único de Saúde (SUS), através da Rede SUS. Atende, preferencialmente, os usuários residentes na cidade do Rio de Janeiro, bem como os de outros municípios e até de outros Estados desde que a ele sejam referenciados. O IDT/UFRJ não possui serviço de emergência.

Mais detalhes na página: http://www.idt.ufrj.br

Rua Professor Rodolpho Paulo Rocco, 255,
prédio do HUCFF, sala 01D-58.
Cidade Universitária, Campus do Fundão.

Cep: 21941-913
Carta de Serviço ao Cidadão



Maternidade-Escola 
- Voltar

Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro uma instituição de Ensino, pesquisa e extensão em saúde, vinculada ao Ministério da Educação, tem como objetivo produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados, também, para o fortalecimento e consolidação do Sistema Único de Saúde que contribuam visando a melhoria da saúde e da qualidade e vida da população brasileira, para a redução das desigualdades sociais e para a dinâmica nacional de inovação, tendo a defesa do direito à saúde, da dignidade humana e da cidadania ampla como valores centrais.

Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, fundada em 18 de janeiro de 1904, sua finalidade era de assistir às gestantes e às crianças recém-nascidas das classes menos favorecidas do nosso Estado.

Hoje, agrega também a missão do Ensino da Pesquisa e da Extensão, possuindo um papel de gerar, transmitir e aplicar o conhecimento e ainda assistindo às gestantes e recémnascidos, agora mais especificamente, pois a partir de junho de 1994, iniciou-se o funcionamento da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, o que representou um importante passo para assistência perinatal, tornando a Maternidade Escola uma referência para gestantes de alto risco.

Possui um quadro de profissionais quantitativo e qualitativo de atividades fins e meio que compreende os Docentes, Médicos, Equipe de Enfermagem, Psicólogos, Assistentes Sociais, Nutricionistas, Fonoaudiólogos, Fisioterapeuta, Musicoterapeuta, pessoal administrativo e apoio.

Pioneira na introdução dos métodos biofísicos na obstetrícia do Brasil, como a ultrasonografia e a doplerflexometria que permitem o melhor acompanhamento da gravidez, dispõe de ambulatório de baixo e alto risco, planejamento familiar, perinatologia, genética pré-natal, medicina fetal ( com os mais modernos procedimentos preliminares e terapêuticos nesta área) e consulta de seguimentos para recém-nascidos prematuros.

Para tanto, funciona 24 horas por dia e conta com um moderno centro obstétrico, UTINeonatal, Banco de Leite Humano, assim como serviços de apoio (laboratórios de análises clínicas e patologia).

Com alguns programas específicos de Maternidade, o hospital incentiva o aleitamento materno, possui enfermarias de alojamento conjunto, onde mãe e bebê já saem juntos do centro obstétrico, quando não há necessidade de UTI-Neonatal, Mãe-Canguru, onde bebê de baixo peso que não necessite de incubadora e sim do calor materno, dando assim um importante passo na política de humanização de assistência ao recém – nato prematuro e seus familiares.

No campo do ensino e da pesquisa em obstetrícia, desenvolve técnicas de assistência integral à saúde da mulher e da criança e contribui para formação de profissionais, oferecendo cursos de pós-graduação e atuando como campo de estágio e residência. Assim a Maternidade Escola, unidade hospitalar da Universidade Federal do Rio de Janeiro, é reconhecida como centro de formação de especialistas e irradiadora da ciência obstétrica, na organização da UFRJ, com um importante papel, ao prestar a uma população específica e muitas vezes carentes, um atendimento de nível excepcional.

Mais detalhes na página: http://www.me.ufrj.br

Maternidade-Escola
Rua das Laranjeiras, 180 - Laranjeiras. Cep: 22.240-001.
Carta de Serviço ao Cidadão

Av. Pedro Calmon, n° 550 - Prédio da Reitoria, 2° andar Cidade Universitária -
Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-901 Telefone: 21 2598-9600 - Fax: 21 2598-1605
Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: WEBMASTER - Resolução mínima (recomendada): 1024x768



PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).