Lei de Acesso à Informação
Busca

Carlos Lessa

Nascido no Rio de Janeiro foi eleito Reitor em 2002.

Formado em Economia pela Universidade do Brasil em 1959. É Doutor em Economia.

Já deu aula para o Conselho Nacional de Economia, no Instituto Rio Branco e na Comissão Econômica para a América Latina. Fora do país, lecionou no Instituto de Planejamento Econômico e Social, ao lado de personalidades, como Fernando Henrique Cardoso.

Já deu aula nos Cursos Intensivos de treinamento dos Problemas de Desenvolvimento Econômico da CEPAL (Comissão econômica para a América Latina e o Caribe), órgão da ONU; em cursos do Ilpes (Instituto Latino-Americano e do Caribe de Planificação Econômica e Social), também órgão da ONU, além de instituições no Chile, Nicarágua e El Salvador.
 
Desde 1978 é professor titular de Economia Brasileira no Instituto de Economia da UFRJ e já foi professor da COPPE, em 2001.
 
Autor de 12 livros, é destacado por ter uma biblioteca pessoal com mais de 20 mil volumes, com especialização em História do Brasil.

O professor é decano do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
 
Foi Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Assim que assumiu, iniciou um plano emergencial para a Universidade, objetivando solucionar alguns problemas, como segurança e iluminação. As melhorias, segundo ele, possibilitariam a abertura de cursos noturnos. Além disso, quer resolver outro problema que impossibilita a expansão dos cursos, a falta de professores.

Promessa de primeiros atos como Reitor: Convocação dos colegiados superiores da instituição, retirada de obstáculos para deficientes físicos dos campus, a distribuição de bolsa-auxílio aos estudantes de baixa renda e a criação de um setor de emergência no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF).

Considera um grande problema a alta taxa de evasão e o grande número de alunos que permanece na faculdade quando já deveria ter concluído o curso.
 
Aumentou, quantitativa e qualitativamente, o número de bolsas na Universidade.

Fez críticas ao ex-Reitor, José Henrique Vilhena: “Não quero fazer retaliações, mas considero o estilo de administrar dele uma catástrofe”.

Av. Pedro Calmon, n° 550 - Prédio da Reitoria, 2° andar Cidade Universitária -
Rio de Janeiro, RJ - CEP 21941-901 Telefone: 21 2598-9600 - Fax: 21 2598-1605
Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ
E-mail: WEBMASTER - Resolução mínima (recomendada): 1024x768



PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).