CEG
UFRJ define novo calendário acadêmico

COORDCOM/UFRJ
dmvi@reitoria.ufrj.br

Paulo Hora

O Conselho de Ensino e Graduação da UFRJ se reuniu nesta quarta-feira (5/9) para definir o calendário acadêmico pós-greve da universidade. Considerando as devidas especificidades de cada curso, o conselho buscou a formação de um calendário único, em que o início das aulas de reposição começou no dia 10 de setembro. Devido à constatação de que professores de algumas unidades reiniciaram as aulas ainda durante o período de greve, foi decidido que qualquer atividade que descumpra o calendário será desconsiderada.

A duração do período de reposição das aulas será de cinco semanas, com início em 10 de setembro e término em 13 de outubro. Será facultada às unidades, no entanto, a extensão do período de reposição em mais uma semana, totalizando seis.

Após ouvir sugestão de estudantes presentes à reunião, o conselho determinou que na primeira semana do retorno às aulas não haverá realização de provas ou entrega de trabalhos, recomendando-se, ainda, que se faça o mesmo na segunda semana. A realização de avaliações fora do horário normal das aulas de cada curso também está vedada, assim como o cômputo de frequência. As exceções a esta determinação são os cursos em que as avaliações já são aplicadas normalmente fora do horário de aula.

O período de trancamento de disciplinas referentes ao primeiro período letivo está aberto desde o dia 5 e se encerra em 22 de setembro, sendo que a rematrícula da disciplina trancada se encerra uma semana após esse período, no dia 29. O lançamento de notas se inicia no dia 25 de setembro e se encerra em 22 de outubro. E o segundo período letivo deste ano ocorrerá entre 15 de outubro e 16 de março de 2013.

Está determinado um período de recesso entre os dias 22 de dezembro e 7 de janeiro de 2013, podendo a volta ser adiantada em uma semana para os cursos que tiveram uma semana a mais de reposição.

O período letivo referente ao primeiro semestre de 2013 começa em 1º de abril e se encerra em 3 de agosto. O período seguinte ocorre entre os dias 19 de agosto e 21 de dezembro.

O conselho definiu o calendário de aulas até 2014, quando será obrigatório um recesso de um mês entre junho e julho, devido à realização da Copa do Mundo. Assim, as aulas referentes ao primeiro período desse ano terão início em fevereiro.

06/09/2012
Inscrições abertas para o primeiro Encontro Gambiarra 21/10/2014
Professora da Universidade do Minho ministra palestra sobre planejamento urbano na UFRJ 20/10/2014
Saúde e educação para a construção da cidadania são tema de debate na UFRJ 17/10/2014