Lei de Acesso à Informação
Busca
UFRJ
Brasil perde Maria Yedda Linhares

CORYNTHO BALDEZ - JORNAL DA UFRJ
dmvi@reitoria.ufrj.br

Maria Yedda Linhares. Foto de Marco Fernandes.A UFRJ informa, com pesar, que a professora emérita Maria Yedda Linhares faleceu em 29/11, aos 90 anos. O enterro foi realizado nessa quarta-feira (30/11), no cemitério São João Batista, em Botafogo. A historiadora pertencia à antiga linhagem de pensadores que buscavam compreender o Brasil para transformá-lo. Nos últimos anos, passou a defender uma nova revolução na concepção da disciplina que abraçou.

Com o ardor de “cearense renitente”, como se classificava, Maria Yedda dizia que a história se faz com fontes, fatos e memória. E que o Brasil deveria ultrapassar os limites da abordagem exclusivamente política para construir uma história social e cultural.

A vocação para a pesquisa se manifestou aos 15 anos, ao vencer Darcy Ribeiro na disputa final de uma Maratona Intelectual Nacional – na categoria História Geral – promovida pelo Ministério da Educação. Desde então, teve brilhante e atribulada trajetória profissional.

Foi professora catedrática da Faculdade Nacional de Filosofia (FNFi) da então Universidade do Brasil e escreveu inúmeros livros e artigos. A ditadura militar, no entanto, aposentou-a compulsoriamente pelo AI-5, em dezembro de 1968, quando já era professora titular de História Moderna e Contemporânea da UFRJ. No ano seguinte, depois de sair da prisão, exilou-se na França e passou a dar aulas na Universidade de Vincenne.

Na volta ao Brasil, em 1974, Yedda continuou sendo perseguida pela ditadura militar. Somente em 1980, depois de anistiada, conseguiu ser reintegrada à UFRJ. Nos anos seguintes, além de lecionar, também exerceu os cargos de secretária municipal e estadual de Educação do Rio de Janeiro.

Por achar que o Brasil tinha ficado “miúdo” e abdicado de um projeto nacional, vinha defendendo mudanças na formação de estudantes, docentes e nos programas de História – ideias expressas em entrevista concedida ao Jornal da UFRJ nº 40 , de dezembro de 2008.

Maria Yedda Linhares considerava ainda que os programas de História na universidade brasileira deveriam levar em conta as realidades locais. Achava também que o maior desafio seria encontrar os meios e as pessoas para compreender essas ideias e colocá-las em prática.

Até o fim da vida, portanto, foi coerente com a bandeira que empunhava entre  seus pares de que apenas o espírito crítico faz avançar o conhecimento.

A revista eletrônica do Laboratório de Estudos do Tempo Presente (Tempo - UFRJ) publicou em seu site um obituário escrito pelo professor Francisco Carlos Teixeira, do Instituto de História.



Publicado em:
30/11/2011
Inscrições abertas para o primeiro Encontro Gambiarra 21/10/2014
Professora da Universidade do Minho ministra palestra sobre planejamento urbano na UFRJ 20/10/2014
Saúde e educação para a construção da cidadania são tema de debate na UFRJ 17/10/2014
Transformações sociais são tema do 2º Seminário Neifecs 17/10/2014
Inscrições abertas para a 30ª Semana da Farmácia UFRJ 17/10/2014
Pesquisadores da UFRJ concorrem a prêmio Jabuti 2014 16/10/2014
Ciclo de Palestras do antropólogo francês Michel Agier 16/10/2014
Curso de introdução à Libras na FL 16/10/2014
18ª Semana Interdisciplinar de Estudos Anglo-Germânicos 16/10/2014
IESC promove debate sobre jovem morta em hospital particular do Rio 15/10/2014
VOLTAR
O Fundo Verde - UFRJ tem como objetivo fomentar projetos sustentáveis em geração, uso de energia, mobilidade, água e resíduos na Cidade Universitária.
Patentes da UFRJ - Encontre aqui as tecnologias disponíveis, patentes requeridas e concedidas, registros de software e outras formas de Proriedade Intelectual administradas pela Agência UFRJ de Inovação.
Central de Apoio a Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
CRIAR: tem como missão Identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras nas unidades acadêmicas e órgãos suplementares da universidade e ser um elemento de interface para a transferência dessas iniciativas para agentes de desenvolvimento econômico e social, públicos e privados..
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).