Conhecendo a UFRJ
Universidade realiza nona edição do “Conhecendo a UFRJ”

JÚLIA DE MARINS
dmvi@reitoria.ufrj.br

Será realizada, nos dias 24 e 25 de agosto, a nona edição do “Conhecendo a UFRJ”. Organizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PR5), o evento procura trazer estudantes do ensino médio e de pré-vestibulares para saberem mais sobre os cursos de graduação, os meios de ingresso e o funcionamento da universidade. O projeto prioriza os alunos da rede pública de ensino e dos cursos comunitários de preparação para vestibular, buscando incentivar o interesse dos estudantes pela educação de nível superior.

A programação do evento inclui palestras e exposições sobre os cursos de graduação da UFRJ. As apresentações abordarão tanto políticas de inserção e permanência na instituição, quanto o perfil do profissional de cada área em seu mercado de trabalho. Além disso, nos cinquenta e três estandes que serão montados, os visitantes poderão ver a produção de cada curso, apresentada por monitores de graduação.

O projeto será aberto por uma cerimônia finalizada por uma grande palestra sobre a UFRJ e o acesso à mesma. Em seguida, serão disponibilizados oito espaços com programações diferentes de palestras, sendo elas proferidas simultaneamente pelos coordenadores de todos os cursos da universidade. Entre as outras atividades disponíveis, serão organizadas viagens de ônibus pelo campus da Cidade Universitária, para que os estudantes conheçam a estrutura do espaço universitário e localizem os prédios dos cursos.

O “Conhecendo a UFRJ” espera, neste ano de 2011, ampliar o público e, também, a participação dos alunos de gradução. A partir da estrura que será montada, o projeto pretende aumentar o número de visitantes – superando os aproximadamente 14.000 da edição de 2010 – e proporcionar uma quebra cada vez maior da barreira entra a universidade e a comunidade. As atividades acontecerão na Escola de Educação Física e Desportos, na avenida Carlos Chagas Filho, 540, na Cidade Universitária.

As inscrições para o evento foram iniciadas no dia 25 de julho e podem ser realizadas pelas instituições interessadas por meio do preenchimento do formulário de inscrição, disponível no site http://www.pr5.ufrj.br/conhecendo/. A participação é gratuita. Mais informações pelos telefones 2598-9691 / 2598-9698 ou pelo e-mail: eventos@pr5.ufrj.br.

27/07/2011
Seminário no Ifcs discute questões étnico-raciais 18/09/2014
CFCH recebe simpósio sobre imagem 18/09/2014
LASSBio comemora 20 anos com workshop 18/09/2014
Seminário sobre crise na economia e os desafios da América Latina e Caribe 18/09/2014
Núcleo de estudos da ECO realiza seminário internacional 18/09/2014
Mulheres cientistas, por que ainda são poucas? 17/09/2014
Últimos dias para as inscrições no Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil 16/09/2014
CFCH e Cebri realizam debate sobre Marco Civil e os novos rumos da internet 16/09/2014
Professora da UFRJ ingressa na Academia Nacional de Economia 16/09/2014
Webconferência Envelhecimento do Servidor e Acessibilidade 16/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.