Lei de Acesso à Informação
Busca
Graduação
UFRJ cria curso de Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social

VANESSA SOL - OLHAR VIRTUAL
dmvi@reitoria.ufrj.br

O Conselho Universitário da UFRJ aprovou, na última quinta-feira, dia 6, a criação do curso de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social. A proposta é oferecer um curso que resgate o compromisso da universidade pública na formação de profissionais aptos a atuarem na gestão da administração pública e do terceiro setor. O curso é pioneiro na formação de profissionais que desejam atuar em organismos não-governamentais.

O curso tem caráter pluridisciplinar e é oferecido em conjunto com diversas unidades da UFRJ. De acordo com o coordenador da comissão de implantação do curso, professor Carlos Vainer, com a pluridisciplinaridade do curso "é possível oferecer um novo tipo de administração pública, compromissada com o desenvolvimento econômico da sociedade".
   
O curso irá oferecer 100 vagas e terá início a partir do primeiro semestre de 2010, podendo ser concluído em oito períodos semestrais no mínimo.  A partir do 5º semestre o aluno deverá escolher a ênfase na qual concentrará sua formação: Administração Pública ou Administração do Terceiro Setor. No último período, o estudante deverá optar pelo estágio profissional ou pela elaboração de uma monografia de final de curso. O corpo docente será 100% composto por professores oriundos dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes.



Publicado em:
10/08/2009
Fortalecendo as Ciências Humanas 24/04/2014
Postura "crítica e propositiva" 24/04/2014
Nota sobre serviço de limpeza na UFRJ 16/04/2014
Especialização em Redes - Nova turma em maio 15/04/2014
Ministro Clelio Campolina profere aula inaugural da Coppe 14/04/2014
Criados novos domínios para sites e e-mails das pró-reitorias 11/04/2014
Alteração do prefixo 2598 11/04/2014
Nota à comunidade sobre declaração de rendimentos 11/04/2014
3º Encontro Regional Sudeste de História da Mídia acontece na ECO 11/04/2014
Fórum de Ciência e Cultura promove palestra sobre autonomia universitária 09/04/2014
VOLTAR
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação. .
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).