Escola de Serviço Social
Escola de Serviço Social promove trote solidário

CAROLINA MAZZI - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - PRAIA VERMELHA
agn2pv@reitoria.ufrj.br

A Escola de Serviço Social (ESS – UFRJ) deu início o seu “Trote Solidário”, na última segunda (30/03). Está sendo realizada uma série de atividades que propõe aos calouros experimentarem um dia na pele de um deficiente físico. A comissão organizadora do trote discutiu os novos rumos da universidade e os desafios do profissional que escolhe o curso de Serviço Social.

O evento começou com um debate entre os novos alunos e os veteranos e uma breve apresentação da professora Mariléia Inoue, da ESS, abordando as dificuldades que os deficientes físicos encontram ainda dentro da universidade. Entre elas, o acesso às instalações da instituição. “Nossos alunos cadeirantes nunca estiveram no andar de cima do prédio”, afirmou.
Em uma das atividades, os estudantes foram vendados e obrigados a andar pelo campus, enfrentando o calçamento, os buracos no chão e os obstáculos, como árvores e cercas. Em outro momento, os calouros tentaram se locomover em uma cadeira de rodas e descobriram que “o campus para os deficientes é menor”, conforme o relato de uma das voluntárias. Quase todos os acesso ao Palácio Universitário são feitos por meio de escadas e em nenhum dos prédios anexos há elevador.

O objetivo do evento, segundo Mariléia, foi “mostrar aos novos estudantes os desafios enfrentados também pelos profissionais de Serviço Social, que buscam soluções para os problemas enfrentados”. Como o Palácio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), obras de revitalização que precisariam ser feitas para incluir deficientes físicos se tornaram difíceis, mas não impossíveis, de acordo com a docente. “Aqui é o lugar de criticar, pensar e encontrar soluções”, disse.

A idéia, no entanto, de acordo com Mariléia, não é para desanimar os recém-chegados. “Pelo contrário. Ao mostrar os desafio, esperamos que eles se animem a buscar soluções, afinal, estamos no espaço certo para isso”, finalizou.

31/03/2010
Decana do CFCH anuncia equipe 21/07/2014
Minicurso sobre os Reinos de África no Ifcs 21/07/2014
UFRJ promove debate sobre Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento 18/07/2014
Secretária Estadual de Cultura visita Parque Tecnológico da UFRJ 18/07/2014
Número 4 da Revista do CFCH está no ar 16/07/2014
Nota de repúdio 16/07/2014
Central telefônica passa por reparos nesta quarta-feira 15/07/2014
Professor da Coppe será homenageado na Alemanha 14/07/2014
Inscrições abertas para jornada de Serviço Social na área da saúde 14/07/2014
Inscrições para curso de especialização do NEPP-DH vão até o dia 18 10/07/2014
Decano apresenta relatório de gestão 10/07/2014
Sala de pequenos procedimentos reativada no HUCFF 07/07/2014
Aluna da Coppe é premiada no World Petroleum Congress 07/07/2014
Campus UFRJ-Macaé tem nova direção 07/07/2014
Eleição na decania do CCJE 07/07/2014
Centrais telefônicas inoperantes 07/07/2014
Expediente nesta terça-feira 07/07/2014
5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ será entre 6 e 10/10 07/07/2014
II SINTAE tem inscrições de trabalhos prorrogadas 03/07/2014
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.