Escola de Serviço Social
Escola de Serviço Social promove trote solidário

CAROLINA MAZZI - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - PRAIA VERMELHA
agn2pv@reitoria.ufrj.br

A Escola de Serviço Social (ESS – UFRJ) deu início o seu “Trote Solidário”, na última segunda (30/03). Está sendo realizada uma série de atividades que propõe aos calouros experimentarem um dia na pele de um deficiente físico. A comissão organizadora do trote discutiu os novos rumos da universidade e os desafios do profissional que escolhe o curso de Serviço Social.

O evento começou com um debate entre os novos alunos e os veteranos e uma breve apresentação da professora Mariléia Inoue, da ESS, abordando as dificuldades que os deficientes físicos encontram ainda dentro da universidade. Entre elas, o acesso às instalações da instituição. “Nossos alunos cadeirantes nunca estiveram no andar de cima do prédio”, afirmou.
Em uma das atividades, os estudantes foram vendados e obrigados a andar pelo campus, enfrentando o calçamento, os buracos no chão e os obstáculos, como árvores e cercas. Em outro momento, os calouros tentaram se locomover em uma cadeira de rodas e descobriram que “o campus para os deficientes é menor”, conforme o relato de uma das voluntárias. Quase todos os acesso ao Palácio Universitário são feitos por meio de escadas e em nenhum dos prédios anexos há elevador.

O objetivo do evento, segundo Mariléia, foi “mostrar aos novos estudantes os desafios enfrentados também pelos profissionais de Serviço Social, que buscam soluções para os problemas enfrentados”. Como o Palácio é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), obras de revitalização que precisariam ser feitas para incluir deficientes físicos se tornaram difíceis, mas não impossíveis, de acordo com a docente. “Aqui é o lugar de criticar, pensar e encontrar soluções”, disse.

A idéia, no entanto, de acordo com Mariléia, não é para desanimar os recém-chegados. “Pelo contrário. Ao mostrar os desafio, esperamos que eles se animem a buscar soluções, afinal, estamos no espaço certo para isso”, finalizou.

31/03/2010
Curso de Engenharia Nuclear é premiado pela Comissão Nacional de Energia 01/10/2014
II Feira de Estágios da UFRJ Praia Vermelha 30/09/2014
Cerimônia de posse da decana do CCS 30/09/2014
Nota de Esclarecimento - Espaço UFRJ 29/09/2014
Casa da Ciência exibe o filme O vento será tua herança 29/09/2014
Envelhecimento é tema de ciclo de seminários no CCS 29/09/2014
Professora do CAP–UFRJ venceu XV Prêmio Arte na Escola 29/09/2014
Orquestra Barroca da Unirio se apresenta com Coro da Escola de Música da UFRJ 29/09/2014
Espaço da UFRJ 29/09/2014
Faculdade de Direito faz seminário pelos 80 anos da Teoria Pura do Direito 26/09/2014
Melhor artigo para grandes desafios da computação é da UFRJ 26/09/2014
O poder da mídia sobre a alimentação será debatido no INJC 26/09/2014
Nota de Pesar 26/09/2014
Terceira Semana da Árvore 25/09/2014
Cineclube apresenta filme Possessão no Ifcs 25/09/2014
PR-4 promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Coração 25/09/2014
Semana PUR debaterá novas lutas e expressões políticas e culturais nas cidades 25/09/2014
Engenheira da NASA faz palestra na Coppe 25/09/2014
Unidades demandam professores substitutos 25/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.