Escola de Química
Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade

DIEGO PAES - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA
agn3ct@reitoria.ufrj.br

O Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da UFRJ abriram inscrições até o fim de junho para o curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade. O curso é voltado para graduandos e pós-graduandos em Química e áreas afins. As aulas vão acontecer do dia 27 a 31 de julho, das 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas.

A sessão de abertura do curso vai acontecer no 6ª andar do Bloco A, do CT, na sala 633. Fazem parte do conteúdo do ciclo as seguintes aulas: Fundamentos Teóricos sobre Biodisel, com o professor-doutor  Paulo Suarez (UNB),  Análises de Biodiesel, com as professoras-doutoras  Jussara L. Miranda  (IQ/UFRJ) e  Luiza C. Moura (IQ/UFRJ).

Também vão ocorrer palestras abordando os temas: Aproveitamento da Glicerina de Produção de Biodiesel; Potencial de Microalgas para Obtenção de Biodiesel: uma Visão de Engenharia de Processos; Programa Brasileiro de Biocombustíveis: Produção, Abastecimento e Qualidade; e, por fim, Produção de Biodiesel via Catálise Heterogênea.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 junho pelo site http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2009.

18/06/2009
Seminário no Ifcs discute questões étnico-raciais 18/09/2014
Núcleo de estudos da ECO realiza seminário internacional 18/09/2014
LASSBio comemora 20 anos com workshop 18/09/2014
CFCH recebe simpósio sobre imagem 18/09/2014
Seminário sobre crise na economia e os desafios da América Latina e Caribe 18/09/2014
Mulheres cientistas, por que ainda são poucas? 17/09/2014
Professora da UFRJ ingressa na Academia Nacional de Economia 16/09/2014
Webconferência Envelhecimento do Servidor e Acessibilidade 16/09/2014
CFCH e Cebri realizam debate sobre Marco Civil e os novos rumos da internet 16/09/2014
Últimos dias para as inscrições no Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil 16/09/2014
Capes seleciona acadêmico brasileiro para atuar na Universidade de Harvard 15/09/2014
Hospital Universitário promove audiência pública 15/09/2014
6ª Jornada de Combate ao Tabagismo e Promoção da Saúde no CCS 15/09/2014
Concurso em comunicação científica 12/09/2014
Edital seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e Japão 12/09/2014
IH-UFRJ promove debate sobre a I Guerra Mundial 12/09/2014
Palácio Universitário recebe tratamento contra infiltrações 12/09/2014
Colégio Brasileiro de Altos Estudos divulga agenda de eventos em setembro 12/09/2014
Casa da Ciência exibe o filme Um sonho intenso 11/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.