Escola de Química
Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade

DIEGO PAES - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA
agn3ct@reitoria.ufrj.br

O Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da UFRJ abriram inscrições até o fim de junho para o curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade. O curso é voltado para graduandos e pós-graduandos em Química e áreas afins. As aulas vão acontecer do dia 27 a 31 de julho, das 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas.

A sessão de abertura do curso vai acontecer no 6ª andar do Bloco A, do CT, na sala 633. Fazem parte do conteúdo do ciclo as seguintes aulas: Fundamentos Teóricos sobre Biodisel, com o professor-doutor  Paulo Suarez (UNB),  Análises de Biodiesel, com as professoras-doutoras  Jussara L. Miranda  (IQ/UFRJ) e  Luiza C. Moura (IQ/UFRJ).

Também vão ocorrer palestras abordando os temas: Aproveitamento da Glicerina de Produção de Biodiesel; Potencial de Microalgas para Obtenção de Biodiesel: uma Visão de Engenharia de Processos; Programa Brasileiro de Biocombustíveis: Produção, Abastecimento e Qualidade; e, por fim, Produção de Biodiesel via Catálise Heterogênea.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 junho pelo site http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2009.

18/06/2009
Congresso Internacional de Arte Computacional e Hiperorgânicos 29/08/2014
Cinema e Diversidade 29/08/2014
Simpósio de Oncobiologia abre inscrições para submissão de trabalhos 28/08/2014