Escola de Química
Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade

DIEGO PAES - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA
agn3ct@reitoria.ufrj.br

O Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da UFRJ abriram inscrições até o fim de junho para o curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade. O curso é voltado para graduandos e pós-graduandos em Química e áreas afins. As aulas vão acontecer do dia 27 a 31 de julho, das 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas.

A sessão de abertura do curso vai acontecer no 6ª andar do Bloco A, do CT, na sala 633. Fazem parte do conteúdo do ciclo as seguintes aulas: Fundamentos Teóricos sobre Biodisel, com o professor-doutor  Paulo Suarez (UNB),  Análises de Biodiesel, com as professoras-doutoras  Jussara L. Miranda  (IQ/UFRJ) e  Luiza C. Moura (IQ/UFRJ).

Também vão ocorrer palestras abordando os temas: Aproveitamento da Glicerina de Produção de Biodiesel; Potencial de Microalgas para Obtenção de Biodiesel: uma Visão de Engenharia de Processos; Programa Brasileiro de Biocombustíveis: Produção, Abastecimento e Qualidade; e, por fim, Produção de Biodiesel via Catálise Heterogênea.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 junho pelo site http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2009.

18/06/2009
Decana do CFCH anuncia equipe 21/07/2014
Minicurso sobre os Reinos de África no Ifcs 21/07/2014
UFRJ promove debate sobre Programa Nacional de Plataformas do Conhecimento 18/07/2014
Secretária Estadual de Cultura visita Parque Tecnológico da UFRJ 18/07/2014
Número 4 da Revista do CFCH está no ar 16/07/2014
Nota de repúdio 16/07/2014
Central telefônica passa por reparos nesta quarta-feira 15/07/2014
Professor da Coppe será homenageado na Alemanha 14/07/2014
Inscrições abertas para jornada de Serviço Social na área da saúde 14/07/2014
Inscrições para curso de especialização do NEPP-DH vão até o dia 18 10/07/2014
Decano apresenta relatório de gestão 10/07/2014
Sala de pequenos procedimentos reativada no HUCFF 07/07/2014
Aluna da Coppe é premiada no World Petroleum Congress 07/07/2014
Campus UFRJ-Macaé tem nova direção 07/07/2014
Eleição na decania do CCJE 07/07/2014
Centrais telefônicas inoperantes 07/07/2014
Expediente nesta terça-feira 07/07/2014
5ª Semana de Integração Acadêmica da UFRJ será entre 6 e 10/10 07/07/2014
II SINTAE tem inscrições de trabalhos prorrogadas 03/07/2014
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.