Escola de Química
Curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade

DIEGO PAES - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA
agn3ct@reitoria.ufrj.br

O Instituto de Química (IQ) e a Escola de Química (EQ) da UFRJ abriram inscrições até o fim de junho para o curso Biodiesel – Obtenção e Análise de Qualidade. O curso é voltado para graduandos e pós-graduandos em Química e áreas afins. As aulas vão acontecer do dia 27 a 31 de julho, das 8h às 17h, com carga horária total de 40 horas.

A sessão de abertura do curso vai acontecer no 6ª andar do Bloco A, do CT, na sala 633. Fazem parte do conteúdo do ciclo as seguintes aulas: Fundamentos Teóricos sobre Biodisel, com o professor-doutor  Paulo Suarez (UNB),  Análises de Biodiesel, com as professoras-doutoras  Jussara L. Miranda  (IQ/UFRJ) e  Luiza C. Moura (IQ/UFRJ).

Também vão ocorrer palestras abordando os temas: Aproveitamento da Glicerina de Produção de Biodiesel; Potencial de Microalgas para Obtenção de Biodiesel: uma Visão de Engenharia de Processos; Programa Brasileiro de Biocombustíveis: Produção, Abastecimento e Qualidade; e, por fim, Produção de Biodiesel via Catálise Heterogênea.

As inscrições devem ser feitas até o dia 30 junho pelo site http://prh01.prh.ufrj.br/evento/boa.2009.

18/06/2009
Cerimônia de posse da decana do CCS 30/09/2014
II Feira de Estágios da UFRJ Praia Vermelha 30/09/2014
Envelhecimento é tema de ciclo de seminários no CCS 29/09/2014
Espaço da UFRJ 29/09/2014
Casa da Ciência exibe o filme O vento será tua herança 29/09/2014
Nota de Esclarecimento - Espaço UFRJ 29/09/2014
Professora do CAP–UFRJ venceu XV Prêmio Arte na Escola 29/09/2014
Orquestra Barroca da Unirio se apresenta com Coro da Escola de Música da UFRJ 29/09/2014
Nota de Pesar 26/09/2014
O poder da mídia sobre a alimentação será debatido no INJC 26/09/2014
Faculdade de Direito faz seminário pelos 80 anos da Teoria Pura do Direito 26/09/2014
Melhor artigo para grandes desafios da computação é da UFRJ 26/09/2014
Cineclube apresenta filme Possessão no Ifcs 25/09/2014
Terceira Semana da Árvore 25/09/2014
PR-4 promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Coração 25/09/2014
Semana PUR debaterá novas lutas e expressões políticas e culturais nas cidades 25/09/2014
Unidades demandam professores substitutos 25/09/2014
Engenheira da NASA faz palestra na Coppe 25/09/2014
Lassbio completa 20 anos 24/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.