Restaurante Universitário Central é inaugurado

VANESSA SOL - OLHAR VIRTUAL
dmvi@reitoria.ufrj.br

Veja aqui o vídeo dessa matéria

A UFRJ inaugurou oficialmente, no dia 30 de março, o Restaurante Universitário Central, ao lado do prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD-UFRJ). O RU faz parte do Sistema de Alimentação da UFRJ, cuja proposta era desenvolver um modelo pioneiro de alimentação em relação ao já existente dentro das universidades do país atualmente. O projeto apresenta uma política de alimentação em consonância com a política nacional de segurança alimentar e nutricional.

O Sistema de Alimentação da UFRJ inova, também, por ter um modelo de gestão participativo. Ele está sendo delineado para incorporar atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão, o que hoje é sinalizado com uma unidade acadêmica – Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC) – à frente do projeto. Segundo a coordenadora acadêmica do Sistema e professora do INJC, Lúcia Andrade, a iniciativa demonstra que o escopo do projeto vai muito além da assistência estudantil, pois desta maneira o projeto poderia recair na mesma fragilidade do passado que culminou no fechamento dos antigos bandejões na década de 90.

Fazem parte do Sistema desenvolvido pela universidade, as Unidades de Alimentação e Nutrição (UANs), que são o RU Central, o refeitório-satélite da Faculdade de Letras (FL) e, futuramente, o do Centro de Tecnologia (CT) e o RU do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN). Dentro do cronograma de atividades de implantação dos RUs, está previsto para o final de 2009 o término das obras do refeitório-satélite do CT. O projeto prevê também, dentro do escopo do Plano Diretor UFRJ 2020, a construção de uma unidade central de produção de refeições que abastecerá os refeitórios-satélites.

A coordenadora acadêmica, Lúcia Andrade, faz questão de enfatizar, ainda, que a implantação do Sistema de Alimentação da UFRJ é fruto tanto da mobilização estudantil quanto da atual gestão da reitoria, que viabilizou a elaboração e implementação do projeto.

Outra preocupação da comissão, que implantou o Sistema de Alimentação da UFRJ, é que os RUs sejam espaços de acolhimento e socialização. Para a coordenadora técnico-administrativa do Sistema, Nádia Pereira de Carvalho, “além de o RU oferecer uma alimentação equilibrada a um preço economicamente justo, ele é o espaço de encontro de jovens de diferentes cursos da universidade”.

Espaço Multidisciplinar

Segundo a coordenadora, o projeto foi concebido para que os RUs sejam um espaço multidisciplinar. Com isso, as diferentes unidades acadêmicas da instituição não só podem como devem fazer trabalhos baseados na indissociabilidade de Ensino, Pesquisa e Extensão. “As unidades acadêmicas que desejarem devem vir até o RU para realizar as atividades de sua especialidade no âmbito do Ensino, Pesquisa e Extensão a fim de que tenhamos um serviço-modelo e de referência no país em termos de alimentação”, destaca Andrade.

Para a comunidade acadêmica

Atualmente, são oferecidas duas mil refeições diariamente. O RU visa atender a toda comunidade acadêmica da UFRJ. No entanto, neste primeiro momento, são os estudantes os que mais procuram pelo serviço. Para adquirir o direito de almoçar no RU ou no refeitório-satélite da FL, os estudantes têm de estar cadastrados  com foto no SIGA (Sistema Integrado de Gestão Acadêmica), apresentar a carteirinha de estudante com foto e pagar a quantia de R$ 2. Para técnico-administrativos e prestadores de serviço, a refeição é oferecida ao valor de R$ 6.

Homenagem

O RU Central recebeu o nome do estudante secundarista Edson Luiz de Lima Souto, assassinado, em 28 de março de 1968, num confronto com a Polícia Militar durante o período da Ditadura Militar no Brasil. Edson estava no restaurante Calabouço, no centro do Rio, local onde era oferecida comida a baixo custo a estudantes secundaristas e universitários. O episódio marcou o início do endurecimento da repressão do regime militar no país.

31/03/2009
Coppead oferece curso gratuito de extensão em pesquisa 22/08/2014
Curso de Extensão Educação em Direitos Humanos oferece bolsas para profissionais da educação 22/08/2014
Diretor do Museu de Ciências da Terra recebe título de Doutor Honoris Causa 21/08/2014
Ifcs realiza debate sobre trabalho da mulher 21/08/2014
Alunos da UFRJ ganham bolsa no Projeto Chevening 21/08/2014
EEI-UFRJ: confira o resultado final do concurso para professor substituto 20/08/2014
Em cerimônia de posse, decana do CFCH conclama a “vencer a incompetência que nos acomete” 20/08/2014
Nepp-DH abre inscrições para curso de extensão 20/08/2014
Tratamento de canal gratuito para participantes de pesquisa 20/08/2014
Aula Inaugural com ex-ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos 19/08/2014
Nota de Falecimento 19/08/2014
EM comemora 166 anos de história e os 80 anos da Revista Brasileira de Música 18/08/2014
Professora Sonia Gomes Pereira recebe título de Professora Emérita 18/08/2014
Faculdade de Letras promove seminário sobre cultura e sociedade 18/08/2014
TOEFL ITP gratuito para servidores da UFRJ 15/08/2014
Diprit buscará soluções para prevenir alagamentos na Faculdade de Educação 15/08/2014
Faculdade de Letras promove debate sobre a formação de professores de espanhol no Brasil 15/08/2014
Congresso discute experiência da Copa do Mundo e futuro impacto das Olimpíadas no trânsito 15/08/2014
Ex-aluno da UFRJ é premiado com Nobel da Matemática 14/08/2014
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.