Parque Tecnologico
Aluísio Teixeira preside Consuni como reitor

agencia627T.jpgO apelo a uma unidade no trabalho em prol da execução de uma agenda de mudanças na mais importante instituição federal de ensino superior do país foi bem recebido pelo conjunto dos conselheiros participantes da sessão do Consuni do dia 3 de julho. Não faltaram manifestações de apreço a nova gestão: “As minhas expectativas são positivíssimas. Com essa nova gestão alcançaremos o retorno a uma trilha de construção do futuro, com a defesa da universidade pública e gratuita para a ampliação do conhecimento no país. Trilharemos um caminho condizente com a história da UFRJ,” comentou o professor Eliezer de Jesus Barreiro, representante dos docentes titulares do Centro de Ciências da Saúde . Também é grande a expectativa dos estudantes com relação a novos rumos para a universidade. Paulo Schueller, representante dos alunos de graduação no Consuni foi categórico: “Este é o momento para as universidades federais melhorarem o canal de interlocução com o governo, aproveitando para aprovar os projetos de autonomia universitária e de plano de carreira dos técnicos administrativos. Em relação aos alunos diretamente, o que se espera é que seja feita uma melhoria nas condições de ensino e uma maior assistência estudantil.” Marcílio Lourenço de Araújo, representante dos servidores técnico-administrativos, embora reconheça a importância da colaboração das universidades públicas com a União, alertou que elas não podem ser subservientes às políticas governamentais, afirmando que a conquista da autonomia exige coragem para ousar nas questões acadêmicas, trabalhistas e ligadas aos exercício da cidadania. Logo no início da sessão, foram aprovadas por aclamação as indicações dos sub-reitores que passam a compor a equipe de trabalho da reitoria, assim como homologada a nomeação da prefeita da Cidade Universitária. A composição preserva nomes já atuantes durante a gestão do então reitor Carlos Lessa e incorpora dois novos nomes para as sub-reitorias de Graduação e Corpo Discente e de Patrimônio e Finanças. Confira a seguir: Sub-Reitor de Ensino de Graduação e Corpo Discente: Prof. José Roberto Meyer Fernandes. Sub-Reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa: Prof. José Luiz Fontes Monteiro. Sub-Reitor de Patrimônio e Finanças: Prof. Joel Regueira Teodósio. Sub-Reitor de Pessoal e Serviços Gerais: Prof. Luiz Afonso Henriques Mariz. Sub-Reitor de Desenvolvimento e Extensão: Prof. Marco Antônio França Faria. Prefeita: Profa. Maria Ângela Dias. O reitor anunciou na reunião do Consuni a criação de uma área de planejamento e desenvolvimento que ampliará a esfera de ação da atual sub-reitoria de Patrimônio e Finanças, a qual permitirá planificar estratégicamente os gastos e as atividades promovidas pela universidade. Uma das prioridades neste início de gestão será o resgate da integração do campus do Fundão com a comunidade da Maré e outros núcleos populacionais adjacentes. Reforçando o papel dos órgãos colegiados, Aloísio Teixeira afirmou: “Tenho a certeza de que este Conselho será o grande sujeito da transformação que desejamos para a UFRJ”. Ainda no Consuni foi divulgado a data para a cerimônia de investidura no cargo de reitor e para a posse da vice-reitora, professora Sylvia Vargas. Será dia 14 de julho, em sessão solene a ser realizada às 15 horas, na Casa do Estudante, na Avenida Rui Barbosa, com a presença do Ministro da Educação Cristovam Buarque.

04/07/2003
CFCH recebe simpósio sobre imagem 18/09/2014
LASSBio comemora 20 anos com workshop 18/09/2014
Núcleo de estudos da ECO realiza seminário internacional 18/09/2014
Seminário no Ifcs discute questões étnico-raciais 18/09/2014
Seminário sobre crise na economia e os desafios da América Latina e Caribe 18/09/2014
Mulheres cientistas, por que ainda são poucas? 17/09/2014
Webconferência Envelhecimento do Servidor e Acessibilidade 16/09/2014
CFCH e Cebri realizam debate sobre Marco Civil e os novos rumos da internet 16/09/2014
Professora da UFRJ ingressa na Academia Nacional de Economia 16/09/2014
Últimos dias para as inscrições no Seminário Grandes Desafios da Computação no Brasil 16/09/2014
Hospital Universitário promove audiência pública 15/09/2014
6ª Jornada de Combate ao Tabagismo e Promoção da Saúde no CCS 15/09/2014
Capes seleciona acadêmico brasileiro para atuar na Universidade de Harvard 15/09/2014
Concurso em comunicação científica 12/09/2014
Colégio Brasileiro de Altos Estudos divulga agenda de eventos em setembro 12/09/2014
Edital seleciona projetos para intercâmbio entre Brasil e Japão 12/09/2014
Palácio Universitário recebe tratamento contra infiltrações 12/09/2014
IH-UFRJ promove debate sobre a I Guerra Mundial 12/09/2014
Casa da Ciência exibe o filme Um sonho intenso 11/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.