Parque Tecnologico
Aluísio Teixeira preside Consuni como reitor

agencia627T.jpgO apelo a uma unidade no trabalho em prol da execução de uma agenda de mudanças na mais importante instituição federal de ensino superior do país foi bem recebido pelo conjunto dos conselheiros participantes da sessão do Consuni do dia 3 de julho. Não faltaram manifestações de apreço a nova gestão: “As minhas expectativas são positivíssimas. Com essa nova gestão alcançaremos o retorno a uma trilha de construção do futuro, com a defesa da universidade pública e gratuita para a ampliação do conhecimento no país. Trilharemos um caminho condizente com a história da UFRJ,” comentou o professor Eliezer de Jesus Barreiro, representante dos docentes titulares do Centro de Ciências da Saúde . Também é grande a expectativa dos estudantes com relação a novos rumos para a universidade. Paulo Schueller, representante dos alunos de graduação no Consuni foi categórico: “Este é o momento para as universidades federais melhorarem o canal de interlocução com o governo, aproveitando para aprovar os projetos de autonomia universitária e de plano de carreira dos técnicos administrativos. Em relação aos alunos diretamente, o que se espera é que seja feita uma melhoria nas condições de ensino e uma maior assistência estudantil.” Marcílio Lourenço de Araújo, representante dos servidores técnico-administrativos, embora reconheça a importância da colaboração das universidades públicas com a União, alertou que elas não podem ser subservientes às políticas governamentais, afirmando que a conquista da autonomia exige coragem para ousar nas questões acadêmicas, trabalhistas e ligadas aos exercício da cidadania. Logo no início da sessão, foram aprovadas por aclamação as indicações dos sub-reitores que passam a compor a equipe de trabalho da reitoria, assim como homologada a nomeação da prefeita da Cidade Universitária. A composição preserva nomes já atuantes durante a gestão do então reitor Carlos Lessa e incorpora dois novos nomes para as sub-reitorias de Graduação e Corpo Discente e de Patrimônio e Finanças. Confira a seguir: Sub-Reitor de Ensino de Graduação e Corpo Discente: Prof. José Roberto Meyer Fernandes. Sub-Reitor de Ensino para Graduados e Pesquisa: Prof. José Luiz Fontes Monteiro. Sub-Reitor de Patrimônio e Finanças: Prof. Joel Regueira Teodósio. Sub-Reitor de Pessoal e Serviços Gerais: Prof. Luiz Afonso Henriques Mariz. Sub-Reitor de Desenvolvimento e Extensão: Prof. Marco Antônio França Faria. Prefeita: Profa. Maria Ângela Dias. O reitor anunciou na reunião do Consuni a criação de uma área de planejamento e desenvolvimento que ampliará a esfera de ação da atual sub-reitoria de Patrimônio e Finanças, a qual permitirá planificar estratégicamente os gastos e as atividades promovidas pela universidade. Uma das prioridades neste início de gestão será o resgate da integração do campus do Fundão com a comunidade da Maré e outros núcleos populacionais adjacentes. Reforçando o papel dos órgãos colegiados, Aloísio Teixeira afirmou: “Tenho a certeza de que este Conselho será o grande sujeito da transformação que desejamos para a UFRJ”. Ainda no Consuni foi divulgado a data para a cerimônia de investidura no cargo de reitor e para a posse da vice-reitora, professora Sylvia Vargas. Será dia 14 de julho, em sessão solene a ser realizada às 15 horas, na Casa do Estudante, na Avenida Rui Barbosa, com a presença do Ministro da Educação Cristovam Buarque.

04/07/2003
Curso de Engenharia Nuclear é premiado pela Comissão Nacional de Energia 01/10/2014
II Feira de Estágios da UFRJ Praia Vermelha 30/09/2014
Cerimônia de posse da decana do CCS 30/09/2014
Nota de Esclarecimento - Espaço UFRJ 29/09/2014
Casa da Ciência exibe o filme O vento será tua herança 29/09/2014
Envelhecimento é tema de ciclo de seminários no CCS 29/09/2014
Professora do CAP–UFRJ venceu XV Prêmio Arte na Escola 29/09/2014
Orquestra Barroca da Unirio se apresenta com Coro da Escola de Música da UFRJ 29/09/2014
Espaço da UFRJ 29/09/2014
Faculdade de Direito faz seminário pelos 80 anos da Teoria Pura do Direito 26/09/2014
Melhor artigo para grandes desafios da computação é da UFRJ 26/09/2014
O poder da mídia sobre a alimentação será debatido no INJC 26/09/2014
Nota de Pesar 26/09/2014
Terceira Semana da Árvore 25/09/2014
Cineclube apresenta filme Possessão no Ifcs 25/09/2014
PR-4 promove atividades em comemoração ao Dia Mundial do Coração 25/09/2014
Semana PUR debaterá novas lutas e expressões políticas e culturais nas cidades 25/09/2014
Engenheira da NASA faz palestra na Coppe 25/09/2014
Unidades demandam professores substitutos 25/09/2014
Central de Apoio à Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.