Nova integração ônibus-ônibus para a Ilha do Fundão

CAMILLA MUNIZ - OLHAR VIRTUAL
dmvi@reitoria.ufrj.br

No último dia 25 de agosto, foi inaugurada a linha especial de integração ônibus-ônibus interligando a Barra da Tijuca, na Zona Oeste, e os bairros de Irajá e Engenheiro Leal, na Zona Norte do Rio de Janeiro, à Cidade Universitária. Com o serviço, os passageiros que utilizam as linhas 296 (Castelo –Irajá), 311 (Praça XV–Engenheiro Leal) e a linha expressa de integração Del Castilho –Barra rumo à ilha do Fundão poderão embarcar nas linhas de integração 634A e 696A (Del Castilho–Fundão) e seguir até o destino final pagando apenas uma passagem no valor de R$ 3,40. O ponto de integração fica na avenida Pastor Martin Luther King, nº 126, próximo ao shopping Nova América.

A medida que autorizou a operação das novas linhas especiais — publicada no Diário Oficial no último dia 20 — pretende implementar melhorias no sistema de transportes da cidade, reduzindo a duração e os custos das viagens. Se antes o passageiro gastava R$ 8,40 em quatro tarifas, no percurso de ida e volta, agora é possível desembolsar R$ 6,80 pelo mesmo trajeto, representa uma economia de R$ 1,60 por dia.

Hélio de Mattos, prefeito da Cidade Universitária, acredita que a integração será fundamental para os estudantes e funcionários da UFRJ que se deslocam diariamente entre o Fundão e os bairros servidos pelas linhas. “A implementação da integração ônibus-ônibus do campus da ilha da Cidade Universitária à Barra da Tijuca e à Zona Norte é uma necessidade daqueles que utilizam esse percurso. Ela diminui o tempo de viagem e os custos de passagens, efeito extremamente benéfico para os cerca de 80% dos nossos alunos que fazem uso dos ônibus como o principal meio de transporte no trajeto até a universidade”, ressalta.

— Além disso, a nova integração irá conectar a Cidade Universitária a outros bairros próximos da Barra da Tijuca, Irajá e Engenheiro Leal. Na Zona Oeste, a partir do terminal Alvorada, o passageiro que for para o Recreio e Jacarepaguá, por exemplo, tem uma opção mais rápida. Da mesma forma, também serão possíveis conexões para Engenheiro Leal e Irajá, regiões de grande fluxo de transportes — destaca Hélio de Mattos.

Durante 90 dias, o serviço será operado em caráter experimental, de segunda a sábado das 5h às 24h e, domingos e feriados, das 7h às 23h. “Esperamos que esse caráter experimental seja um grande sucesso para que o serviço passe a funcionar permanentemente”, torce o prefeito. Por enquanto, apenas os passageiros usuários do RioCard (vale-transporte eletrônico) podem se beneficiar da integração. Segundo Hélio de Mattos, embora apenas 1.500 pessoas tenham procurado as linhas de integração no primeiro dia de funcionamento, há a previsão de que o sistema transporte, aproximadamente, 3 mil passageiros todos os dias.

Nova integração ajudará nas melhorias para o trânsito da Cidade Universitária

Para a UFRJ, que vem desenvolvendo alternativas de transporte para a Cidade Universitária, as novas linhas de integração contribuirão bastante para que as medidas a serem implantadas no trânsito da ilha do Fundão sejam bem-sucedidas. De acordo com Hélio de Mattos, a Reitoria realiza, periodicamente, reuniões com a Secretaria Municipal de Transportes com o objetivo de discutir propostas para melhoria dos serviços no campus. “A Reitoria da UFRJ tem solicitação na Secretaria Municipal de Transportes para abertura da integração metrô-ônibus entre a Praça XI e a ilha da Cidade Universitária, à semelhança da integração metrô-ônibus Del Castilho – Fundão”, afirma.

Um dos mais recentes projetos que a UFRJ vem apoiando é a construção do ramal ferroviário da Ilha do Governador, com uma estação prevista na ilha da Cidade Universitária. A Supervia, concessionária que opera o serviço de trens na região metropolitana do Rio de Janeiro, pretende construir, até 2015, uma derivação do ramal de Saracuruna, com início na estação de Bonsucesso e término na Ilha do Governador, perfazendo uma extensão total de 11 km e implantando, no caminho, quatro estações para embarque e desembarque de passageiros, dentre elas, a Estação Fundão.

03/09/2008
Prefeitura viabiliza reabertura de restaurante de Letras 26/08/2014
Concurso de Design para um Rio melhor 26/08/2014
Buraco negro é tema de palestra no Valongo 26/08/2014