Lei de Acesso à Informação
Busca
Coordenadoria de Comunicação da UFRJ
Reestruturação da UFRJ inclui novo campus avançado em Xerém

RAFAELA PEREIRA - WEBTV
dmvi@reitoria.ufrj.br

 De acordo com Carlos Antônio Levy, pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento (PR-3), a UFRJ receberá cerca de R$ 115 milhões ao longo de quatro anos, representando um repasse anual de 28,75 milhões de reais, para investimento e desenvolvimento. Afora isso, ainda serão alocados na UFRJ, recursos na ordem de R$ 195 milhões, distribuídos ao longo de cinco anos, para pagamento de pessoal (novos concursos para docentes e técnico-administrativos) e despesas correntes.

Do montante de 2008, a universidade já recebeu, no final do ano passado, uma antecipação de cerca de 60%. O restante deverá ser repassado quando ficarem decididas as orientações estabelecidas pela Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). “As expectativas criadas pelo Reuni são extremamente otimistas com relação aos resultados gerais que a gente pretende obter a partir da proposta que a universidade encaminhou para a sua expansão e reestruturação. Em princípio, com horizontes de cinco anos, como previa o decreto, mas certamente com resultados que vão além desse prazo”, explica Carlos Levy.

Os reflexos da proposta de reestruturação serão sentidos na ampliação do quadro de pessoal, na infra-estrutura e no desenvolvimento acadêmico. Segundo Levi, além da expansão de oferta de vagas nos cursos de Graduação, com a inclusão de cursos novos, há a perspectiva de ampliação de espaço de interação entre as diversas áreas e de inovação em termos de propostas de cursos. “Queremos atender adequadamente as demandas da contemporaneidade, observado o desenvolvimento do conhecimento na atualidade. Ou seja, hoje a gente tem uma multiplicidade de demandas e de habilitações que fogem bastante ao quadro de profissões. Há uma necessidade urgente de se repensar a estrutura curricular, flexibilizá-la, dinamizá-la de modo que ela tenha condições de atender melhor a esse universo diversificado e mais variado que o mercado de trabalho hoje demanda, em termos de profissionais habilitados”, aponta Levi.

O campus de Xerém

Já como produto do plano de reestruturação, estuda-se a implantação, para o segundo semestre deste ano, de um campus avançado em Xerém, em colaboração com o Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro), a Prefeitura de Duque de Caxias e o governo do Estado do Rio de Janeiro.

A idéia é alocar novos cursos de Graduação, com cerca de 90 vagas em quatro anos em áreas como Nanotecnologia, Metrologia e Biotecnologia. O campus será em área cedida pelo Inmetro, e a construção do conjunto de prédios será patrocinada, de início, pela Prefeitura de Duque de Caxias.

Participando da empreitada, estão diferentes unidades da UFRJ – como o Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCFF), o Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), Instituto de Física (IF), Escola Politécnica (Poli) - e o pessoal técnico do Inmetro. “Essa é uma parceria interessante, pois fortalece iniciativas na área, permitindo que a UFRJ possa estender as atividades para uma região de alta densidade demográfica. Nossa participação central será na organização acadêmica dos grupos e nos recursos docentes que serão alocados nesses cursos”, explica o pró-reitor de Planejamento.

História da Arte e ampliação do rol de atuação em Macaé

A Escola de Belas Artes (EBA/UFRJ) elaborou a proposta de um bacharelado em História da Arte, que terá como prerrogativa a formação de profissionais gabaritados na área. A proposta de criação do novo curso, que funcionará na Ilha do Fundão, deve ser aprovada até o final de maio deste ano pelo Conselho Universitário, a fim de ser inserido no edital do Vestibular 2009.

Além disso, em março deste ano, dois novos cursos, Licenciatura em Química no turno da noite e Graduação em Farmácia no horário da manhã, começaram a funcionar no Núcleo de Pesquisas em Ecologia e Desenvolvimento Sócio-Ambiental de Macaé (Nupem), iniciativa de interiorização da UFRJ criada em 2006.



Publicado em:
19/03/2008
Fundo Verde da UFRJ apresenta vencedores do concurso Soluções Sustentáveis 19/11/2014
Nupem tem novo diretor 19/11/2014
Consuni emite moção sobre o massacre de estudantes no México 17/11/2014
Últimos dias para inscrições na Jornada de Pós-Graduação do ICB 17/11/2014
Seminário internacional sobre sociedade, natureza e desenvolvimento 17/11/2014
Conselho Universitário da UFRJ emite moção de pesar pelo falecimento de Leandro Konder 17/11/2014
Projeto de Lei Gabriela Leite em debate no Seminário Identidade, Gênero e Raça 14/11/2014
Inscrições para seleção de alunos da EEI-UFRJ começam nesta segunda 13/11/2014
Conselho do CFCH define datas para eleições de representantes 13/11/2014
Decania promove encontro sobre representação 13/11/2014
Democracia participativa é tema de debate na UFRJ 11/11/2014
Debate sobre empreendedorismo digital no Encontro Gambiarra 2014 10/11/2014
Reitor assina termo de acordo com servidores técnico-administrativos 07/11/2014
EEI-UFRJ abre concurso para professor substituto 07/11/2014
UFRJ promove debate sobre acessibilidade de deficientes auditivos a espaços culturais 07/11/2014
Museu Nacional comemora aprovação de recursos 06/11/2014
Professor apresenta Núcleo de Educação à Distância para decanos e diretores 06/11/2014
Cerimônia de posse do diretor do Nides 06/11/2014
O servidor público e o desenvolvimento socioeconômico em debate na Semana do Servidor 06/11/2014
VOLTAR
O Fundo Verde - UFRJ tem como objetivo fomentar projetos sustentáveis em geração, uso de energia, mobilidade, água e resíduos na Cidade Universitária.
Patentes da UFRJ - Encontre aqui as tecnologias disponíveis, patentes requeridas e concedidas, registros de software e outras formas de Proriedade Intelectual administradas pela Agência UFRJ de Inovação.
Central de Apoio a Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
CRIAR: tem como missão Identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras nas unidades acadêmicas e órgãos suplementares da universidade e ser um elemento de interface para a transferência dessas iniciativas para agentes de desenvolvimento econômico e social, públicos e privados..
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).