Lei de Acesso à Informação
Busca
Instituto de Física
Curso de Física Médica em pauta

PRISCILLA PRESTES - AGÊNCIA UFRJ DE NOTÍCIAS - CENTRO DE TECNOLOGIA
agn3ct@reitoria.ufrj.br

Nesse último dia 12, a professora Simone Cardoso esclareceu para alunos do Instituto de Física (IF) da UFRJ o papel e o mercado de trabalho do profissional de Física Médica. A aula teve como objetivo atrair olhares para essa habilitação, oferecida pelo IF desde 2000, juntamente com o Bacharelado e a Licenciatura em Física.

Segundo a professora, o profissional dessa área é responsável por desenvolver melhoria nas técnicas de imagem, entre elas, Mamografia, CT, MR e Ultra-som, assegurando proteção radiológica ao paciente. Seu campo de atuação divide-se basicamente em dois, o de diagnóstico, que engloba o radiodiagnóstico e a medicina nuclear;  e o de tratamento, responsável pela radioterapia. Há também possibilidade de seguir carreira como Físico Médico Pesquisador, cuja titulação será examinada pela Associação Brasileira de Física Médica (ABFM).

O curso de Física Médica é multidisciplinar compreendendo as áreas de Física, Ciências Biomédicas, Engenharia e Matemática. Para atender a essa demanda, o IF conta com parcerias de institutos internos, como o Instituto Alberto Luís Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia (COPPE), o Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF), o Instituto de Ciências Biológicas (ICB); e externos como órgãos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e o Instituto Nacional do Câncer (INCA).

A professora lembrou que a lei nº. 453 de 1998 (Diretrizes de Proteção Radiológica em Radiodiagnósticos Médico e Odontológico do Ministério da Saúde), que estabelece a necessidade do especialista em Física Médica em instalações de radiologia médica e odontológica, não é cumprida. Dados do CNEN constam que, no país, há cerca de 18 mil instalações de radiodiagnóstico médico e 50 mil consultórios odontológicos com equipamentos de raios-x.

- Não há no país esse número de profissionais, muito menos de vagas abertas para esses profissionais - disse a professora, referindo-se ao número de instalações radiológicas.



Publicado em:
13/03/2008
Aïda Espíndola morre aos 95 anos 31/07/2015
Biblioteca Nacional oferece bolsas de pesquisa para estudantes de graduação e doutorado 28/07/2015
Nota à comunidade sobre atos acadêmicos e administrativos no período 2015/2 27/07/2015
Coppe debate a crise da Grécia e seus impactos no Brasil 27/07/2015
Evento da Pós Graduação do IPUB discute psiquiatria e saúde mental 27/07/2015
UFRJ ajuda a desenvolver o rugby no Rio de Janeiro 27/07/2015
Professor da Coppe tem artigo premiado entre os melhores na área de computação 27/07/2015
CEG discute alterações no calendário acadêmico 23/07/2015
UFRJ inicia nova etapa de restauro do Palácio Universitário 23/07/2015
Campus UFRJ-Macaé forma primeira turma de Medicina 22/07/2015
Hospital Universitário Clementino Fraga Filho inaugura nove leitos de CTI 21/07/2015
Nota de pesar pelo ex-prefeito Luiz Paulo Conde 21/07/2015
Informe sobre matrículas presenciais 20/07/2015
Coordenadores de pós-graduação da UFRJ encaminham carta ao MEC e Capes contra cortes orçamentários 17/07/2015
Congresso na UFRJ debate universidade e sociedade 16/07/2015
Congresso na UFRJ debate universidade e sociedade 15/07/2015
Revista da Coppe já está disponível em versão digital 15/07/2015
Concerto da Sinfônica UFRJ comemora 70 anos da ABM 15/07/2015
Brasil recebe pela primeira vez congresso sobre cérebro 15/07/2015
VOLTAR
O Fundo Verde - UFRJ tem como objetivo fomentar projetos sustentáveis em geração, uso de energia, mobilidade, água e resíduos na Cidade Universitária.
Patentes da UFRJ - Encontre aqui as tecnologias disponíveis, patentes requeridas e concedidas, registros de software e outras formas de Proriedade Intelectual administradas pela Agência UFRJ de Inovação.
Central de Apoio a Eventos - é a nova área da PR-5, que tem como finalidade apoiar prioritariamente a realização de eventos de extensão, no suporte de materiais e equipamentos.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
CRIAR: tem como missão Identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras nas unidades acadêmicas e órgãos suplementares da universidade e ser um elemento de interface para a transferência dessas iniciativas para agentes de desenvolvimento econômico e social, públicos e privados..
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).