Lei de Acesso à Informação
Busca

EDITAIS - CONCURSOS

MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA - PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009
13/10/2008 a 11/11/2008

EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO

MESTRADO EM EDUCAÇÃO FÍSICA
ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: BIODINÂMICA DO MOVIMENTO HUMANO
EDITAL PARA O PROCESSO DE SELEÇÃO DOS CANDIDATOS PARA O
PRIMEIRO SEMESTRE DE 2009

A Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ torna pública a abertura das inscrições para o exame de seleção destinado ao preenchimento de 12 vagas discentes no Programa de Pós-Graduação em Educação Física, em nível de Mestrado, na Área de Concentração “Biodinâmica do Movimento Humano”.

Título I. Das Inscrições:
Artigo 1º. O atual processo seletivo destina-se ao provimento das vagas discentes distribuídas por orientador e linhas de pesquisa, sendo:
a) Na linha de pesquisa em Fadiga central e periférica no desempenho motor e nas lesões musculares, 01 vaga para a Profa. Dra. Verônica Salerno Pinto; 01 vaga para o Prof. Dr. Fernando A.M.S.Pompeu; e 01 vaga para o Prof. Dr. João Pedro Werneck de Castro.

b) Na linha de pesquisa em Eficiência do movimento humano para o condicionamento físico e para reabilitação, 01 vaga para a Profa. Dra. Liliam Fernandes de Oliveira; 02 vagas para o Prof. Dr. Jurandir Nadal; e 01 vaga para o Prof. Dr. Luis Aureliano Imbiriba da Silva.
c) Na linha de pesquisa em Abordagens para investigação aplicada do corpo, movimento humano e Educação Física, 01 vaga para a Profa. Dra. Silvia Agatti. Lüdorf; 02 vagas para o Prof. Dr. Roberto Simão; 01 vaga para o Prof. Dr. Jefferson Novaes, e 01 vaga para o Prof. Dr. Alexandre Palma.

Artigo 2o. As inscrições deverão ser realizadas no período de 13 de outubro a 11 de novembro, das 09 às 17 h, na Secretaria do Programa de Pós-Graduação (PPGEF), localizada na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, na Av. Carlos Chagas Filho, 540, sala 206.

Artigo 3o A inscrição será gratuita e realizar-se-á mediante a entrega de duas fotografias 3x4; curriculum vitae cadastrado na plataforma Lattes/CNPq acompanhado da documentação comprobatória; memorial descritivo; diploma ou certificado de graduação em curso superior reconhecido pelo MEC; histórico escolar da graduação; uma cópia do título de eleitor, do CPF, da identidade e do certificado de reservista militar; preenchimento e assinatura da ficha de inscrição; anteprojeto de pesquisa; e indicação de um docente do PPGEF.
Parágrafo 1: Cada professor poderá indicar no máximo dois candidatos para cada vaga que tem disponível.
Parágrafo 2: Não serão aceitas inscrições na falta de algum dos documentos listados no caput do artigo 2o.
Parágrafo 3: Os candidatos que não puderem comparecer pessoalmente à Secretaria do PPGEF poderão inscrever-se mediante procuração à terceiros.
Parágrafo 4: Não será permitida a inclusão ou a retirada de qualquer documento após a efetivação da inscrição.

Título II. Do Processo de Seleção

Artigo 4o: A documentação encaminhada pelos candidatos será examinada pela Comissão de Seleção do PPGEF do dia 12 a 14 de novembro. O requerimento de inscrição poderá ser indeferido caso a documentação não esteja completa. Os candidatos serão avisados, via e-mail e/ou através do mural da PPGEF, do aceite de suas inscrições até o dia 18 de novembro.
Artigo 5º: O processo seletivo ocorrerá em duas etapas. A primeira será composta de uma prova escrita de conhecimento específico da área de Biodinâmica do Movimento Humano e de compreensão da língua inglesa. A segunda etapa constará da defesa de memorial e do anteprojeto de pesquisa.
Artigo 6º: A identificação dos candidatos na prova escrita será realizada apenas por um número.
Artigo 7º: A prova escrita ocorrerá em dois dias. No primeiro dia, os candidatos responderão perguntas sobre um artigo científico cujo tema aborde problemas específicos de interesse do laboratório em que pretendam desenvolver suas dissertações. No mesmo dia, ao final da prova, os candidatos escolherão um dentre três a quatro artigos, com temas contidos na mesma linha de pesquisa, sobre o qual    responderão novas perguntas no dia seguinte.

Parágrafo único: Será exigido pelo menos um artigo na língua inglesa. Os artigos serão selecionados pelos docentes do PPGEF.
Artigo 8º: Os candidatos deverão comentar e analisar os artigos em até quatro horas.
Artigo 9º: Os critérios empregados na avaliação da prova escrita serão:
a) Conhecimento teórico e capacidade de análise de resultados
científicos.
b) Capacidade de contextualização teórica e metodológica.
c) Capacidade de compreensão da língua inglesa.
d) Capacidade de compreensão do tratamento estatístico.
e) Capacidade de expressão escrita, incluindo ordenamento lógico dos
argumentos, coesão argumentativa, precisão conceitual e clareza.
Parágrafo 1: A primeira análise de artigo deverá ser feita sem auxilio de colaborações externas, tais como: dicionários, computadores notebooks e palmtops, calculadoras, telefones celulares, gravadores, texto para consultas entre outras, sob pena de eliminação do candidato.
Parágrafo 2: Baseando-se nos critérios contidos no artigo 9o o avaliador poderá atribuir notas de 0 a 5, para cada uma das etapas da prova escrita, de acordo com as características do texto selecionado para a prova. A nota final da prova escrita de conhecimento específico e compreensão da língua estrangeira será a soma das notas obtidas nas análises dos dois artigos.
Artigo 10: No terceiro dia de exames, os candidatos serão argüidos por uma banca de docentes do PPGEF quanto ao teor de seu memorial descritivo e do anteprojeto de pesquisa.
Parágrafo 1: A banca será formada por pelo menos três professores, sendo vedada a participação do professor que indicou o aluno.
Parágrafo 2; O horário e a ordem das argüições serão definidos pela Comissão de Seleção de acordo com o número de candidatos.
Artigo 11: Os critérios observados na defesa de memorial descritivo serão:
a) Capacidade de articulação de idéias.
b) Avaliação da trajetória acadêmica individual, em especial quanto às publicações (Artigos e comunicações em congresso).
c) As perspectivas do candidato sobre o seu próprio desenvolvimento acadêmico.
d) Discussão de temas científicos afins ao seu anteprojeto de pesquisa.
Artigo 12: Os critérios para análise do anteprojeto de pesquisa serão:
a) Qualidade da redação.
b) Adequação ao grau de Mestre, importância para o PPGEF e viabilidade do anteprojeto de pesquisa.
c) Adequação do método de investigação.
d) Qualidade da fundamentação teórica.

Título III - Da Avaliação.

Artigo 13: A cada etapa do processo será atribuída uma nota de zero (0) a dez (10), sendo que a nota mínima final para aprovação será cinco (5) pontos.
Artigo 14: A prova escrita terá peso três (03), a defesa de memorial terá peso um (01) e a do anteprojeto de pesquisa peso um (01). A média ponderada será empregada para a elaboração da lista de classificação dos candidatos.
Artigo 15. As vagas serão preenchidas pelo primeiro classificado, dentre os dois indicados à vaga do respectivo Professor Orientador, independente de sua colocação no âmbito geral.
Parágrafo único: Para eventuais desempates será considerada a maior nota obtida na prova de conhecimentos específicos e de compreensão da língua inglesa.
Artigo 16: A prova de conhecimentos e de compreensão da língua inglesa ocorrerá nos dias 24 e 25 de novembro, das 13 às 17 horas, a defesa do memorial e do anteprojeto de pesquisa ocorrerá nos dias 01 e 02 de dezembro, das 9 às 17 horas, e o resultado será anunciado até às 17 horas do dia 12 de dezembro.

Título IV – Das Disposições Transitórias e Informações.

Artigo 17: As Informações relativas à Estrutura Curricular do Curso de Mestrado, Linhas de Pesquisa e Orientadores credenciados poderão ser obtidas diretamente junto à secretaria do PPGEF, no endereço eletrônico:
posgrad@eefd.ufrj.br
Artigo 18: Cabe ao corpo deliberativo do PPGEF decidir sobre casos não previstos neste edital.
Artigo 19: Ao inscrever-se no exame de seleção, o candidato reconhece e aceita as normas estabelecidas neste edital.
Artigo 20: Esse edital entra em vigor na data de sua publicação.

Fernando Augusto M. Saboia Pompeu
Coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação Física da EEFD/UFRJ



Patentes da UFRJ - Encontre aqui as tecnologias disponíveis, patentes requeridas e concedidas, registros de software e outras formas de Proriedade Intelectual administradas pela Agência UFRJ de Inovação.
PORTAL DE EVENTOS - Esta ferramenta de Integração à Comunicação da UFRJ e tem o propósito de dar visibilidade às atividades Institucionais, Acadêmicas, Científicas e Culturais. CADASTRE AQUI SEU EVENTO
UFRJ Notícias - Boletim semanal com informações de interesse geral sobre a UFRJ, voltado para todos os públicos. Produzido pela Assessoria de Imprensa do Gabinete do Reitor, funciona também como divulgador de pautas para a imprensa.
Agência UFRJ de Inovação Tecnológica - A Agência UFRJ de Inovação é responsável por Gerenciar a política de inovação bem como sua difusão e aplicações no âmbito da UFRJ.
Cartas de Serviços dos Hospitais Universitários - Você poderá conhecer o conteúdo de cada Carta de Serviços ao Cidadão com as devidas orientações de participação e manifestação.
Super AFSede - CoordCOM: A Superintendência Geral de Atividades Fora da Sede foi criada para atender à política de ampliação da oferta de vagas e da necessidade de interiorização dos cursos no âmbito da UFRJ
Campus UFRJ - Xerém:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Duque de Caxias e da região da Baixada Fluminense.
CRIAR: tem como missão identificar, estimular e promover iniciativas inovadoras de unidades acadêmicas e órgãos suplementares da UFRJ, além de constituir-se num elemento de interface para o relacionamento e transferência dessas iniciativas para os demais agentes do desenvolvimento econômico e social, públicos e privados.
Monitoramento de trânsito: Verifique o trânsito nas saídas da Cidade Universitária pelas câmeras pela Prefeitura da UFRJ - CET-Fundão.
Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ:  atua como mecanismo comunicacional integrador da universidade com as suas unidades acadêmicas e com a sociedade em geral.
Campus UFRJ-Macaé:  presença da UFRJ na produção de conhecimento e no crescimento do município de Macaé e da região do Norte Fluminense.
WebTV UFRJ:  veículo da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ, orientado para a produção de videojornalismo e produtos audiovisuais especiais.
SUPEREST - Superintendência Geral de Políticas Estudantis: tem por objetivo constituir-se numa estrutura pedagógico-administrativa vinculada ao Gabinete do Reitor, voltada ao planejamento, coordenação, acompanhamento e avaliação dos programas e ações direcionados à comunidade discente.
Imagem UFRJ: banco de imagens da Superintendência Geral de Comunicação Social da UFRJ.
Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação da UFRJ: é vinculada à Pró-reitora de Gestão e Governança (PR-6).